Alimentos e Proteínas

Alimentação, Nutrição, Nutrientes, Metabolismo, Obesidade, Resistência à Insulina, Diabetes Melito, Propriedades de Alimentos, Dietas, Doenças Relacionadas à Nutrição.

Os Minerais

Ao contrário do que muitos acreditam, a água que bebemos não é absolutamente pura. Ela contém pequenas quantidades de sais minerais dissolvidos. Estes sais também precisam ser repostos continuamente. É por isso que a desidratação pode matar – a carência aguda de minerais prejudica o metabolismo, como a carência de potássio, que pode causar paralisia muscular, inclusive da musculatura cardíaca.

Zinco, magnésio, cobre e selênio – difícil imaginar que alguém possa comê-los, não é? Mas a verdade é que, ao fazermos uma refeição balanceada, ingerimos esses minerais e alguns outros, como ferro, cálcio, sódio, potássio, iodo e flúor. Eles desempenham um importante papel no controle do metabolismo ou na manutenção da função de tecidos orgânicos.

O cálcio e o flúor, por exemplo, formam e mantêm ossos e dentes. O cálcio ainda ajuda na coagulação do sangue e participa das contrações musculares. Estes dois minerais podem ser encontrados no peixe. Leite e derivados, além de ervilhas secas, verduras, feijões e castanhas também são ricos em cálcio.

Funções parecidas tem o magnésio. Também forma e mantém ossos e dentes e controla a transmissão dos impulsos nervosos e as contrações musculares. E Ele ainda ativa reações químicas que produzem energia na célula. Alimentos ricos em magnésio incluem castanhas, soja, leite, peixes, verduras, cereais e pão.

O cobre (quem diria?) controla a atividade enzimática que estimula a formação dos tecidos conectivos e dos pigmentos que protegem a pele. Se você tem o hábito de comer feijão, ervilhas, castanhas, uvas, cereais e pão integral, está ingerindo o cobre necessário para o seu organismo.

Quem pratica esporte já ouviu dizer que comer banana evita cãibras. A verdade é que a banana é muito rica em potássio, mineral que ajuda nos impulsos nervosos e contrações musculares, além de manter normal o ritmo cardíaco e o equilíbrio hídrico os organismo. O sódio, presente em quase todos os alimentos, também possui as mesmas funções do potássio.

Encontrado em pequenas quantidades em vários tipos de alimentos, o zinco auxilia na cicatrização, conserva a pele e o cabelo, e controla as atividades de várias enzimas. Já o selênio diminui os riscos de alguns tipos de câncer e protege as células dos danos causados por substâncias oxidantes. É encontrado em carnes, peixes e vegetais. A quantidade de selênio nos vegetais depende do teor deste mineral no solo.
 

Os Oligoelementos

 

Oligoelementos ou microminerais são elementos químicos essenciais para os seres vivos, geralmente são encontrados em baixa concentração nos organismos, mas são essenciais aos processos biológicos por serem fundamentais para a formação de enzimas vitais para determinados processos bioquímicos como por exemplo a fotossíntese ou a digestão. Dentre os Oligoelementos, destacamos: Ferro, Zinco, Cobre, Manganês, Selênio, Cromo, Iodo, Flúor, Enxofre, Boro, Molibdênio, Níquel, Vanádio e o Silício.

 

 

Dr Eduardo Adnet - Médico Psiquiatra e Nutrólogo
Especialista Titulado AMB/ABP/ABRAN
CRMPR 26269 CREMERJ 52799-3
Av. Sete de Setembro 5402 Conjunto 58 - Batel - Curitiba. PR
Edifício Seventh Avenue. Tels: (41) 4063-7460 (41) 9137-9757 (41) 3151-2145
Web: www.medico-psiquiatra.com e www.eduardoadnet.com


 

 

 

 

© Copyright Eduardo Adnet - 2015 - Todos os Direitos Reservados

As informações contidas neste website são de caráter informativo e de modo algum podem substituir as consultas médicas.

Home