Mitos Sobre a Obesidade

Mito: A Obesidade Causa 400.000 mortes a cada ano nos Estados Unidos

Uma bombástica revelação publicada no jornal americano Wall Street Journal mostrou que o Centro Norte-Americano para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) admitiu que houve diversos erros de cálculos sobre estatísticas que demonstravam que 400.000 americanos morriam por ano em decorrência da Obesidade. E isto seria apenas a ponta de um enorme Iceberg, publicou o jornal americano em referência a um artigo do Centro para a Liberdade do Consumidor (Center for Consumer Freedom), uma organização não governamental voltada para a defesa da proteção das escolhas dos consumidores.

Segundo a matéria, esta estatística se originou de uma pesquisa realizada por David Allison, o qual recebeu fundos de pelo menos 20 companhias envolvidas em vendas de produtos para emagrecimento. Dentre muitas outras imperfeições, os estudos de Allison se valeram de dados que remontavam ao ano de 1948 e falharam em levar em conta qualquer das inovações nos tratamentos médicos dos últimos 50 anos, afirma o jornal.

O Centro para a Liberdade do Consumidor (Center for Consumer Freedom) afirma ainda que outros mitos, repletos des problemas de metodologia, seriam: o que assevera que a Obesidade custaria à economia Americana algo em torno de 17 Bilhões de dólares ao ano, e o que afirma que 65% da população norte americana está obesa, o que para o CCF nada mais é do que mais um grupo de mitos forjados a fim de exagerar os riscos da obesidade.

Segundo o CDC, Xavier Pi-Sunger recebeu fundos significativos dos marqueteiros das drogas anti-obesidade e atuou sistematicamente na promoção desses fármacos. Em 1988, ele presidiu uma reunião-chave sobre Obesidade no Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos, o qual instantaneamente elencou 30 milhões de americanos na categoria de "sobrepeso" através de uma mudança nas definições governamentais. Por esse novo padrão, a população com "sobrepeso" agora inclui até celebridades como Will Smith, Pierce Brosnan, Tom Brady, Kobe Bryant e George Bush.

Segundo as estatísticas de Xavier Pi-Sunger, estas pessoas abaixo sofreriam de Obesidade:

Pierce Brosnan Tom Brady Kobe Bryant George Bush Will Smith

Com fontes do News Medical e do Center for Consumer Freedom dos Estados Unidos

 

Dr Eduardo Adnet

Psiquiatra e Nutrólogo

Home

"Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." Provérbios 2:6

Copyright © 2015 - Eduardo Adnet