Mitos Sobre a Obesidade

 Mito: Você não pode ser gordo e saudável!

Esta é uma afirmação falaciosa, deturpada e muito utilizada pela indústria do emagrecimento! Não há, em lugar nenhum do planeta, qualquer estudo sério que possa provar esta afirmação. Primeiro, seria necessário que se definisse o que é "gordo", isto é, cientificamente falando. E as possibilidades seriam inúmeras!

 

A simples utilização do Índice de Massa Corporal também não é um método para que se possa fazer esta afirmação do modo como é feita (você não pode ser obeso e saudável), além do que, para uma melhor avaliação da Obesidade é mais proveitosa a realização de exames laboratoriais, do exame de Bioimpedância Corporal, além cálculos de avaliação de peso de modo indivudualizado, e não de forma genérica.

 

Segundo, haveria também que ser definido o conceito de "saudável" e correlacioná-lo, de diferentes formas, com todos os tipos de Obesidade catalogados, o que também não é feito.

 

Em suma, embora certos tipos de Obesidade possam ser prejudiciais à saúde, elas não se constituem em maioria, e sim em minoria dos casos. Logo, a afirmação acima além de ser um mito, é mais um modo que encontraram para "fazer a cabeça das pessoas" e tentar impor-lhes um conceito de saúde deturpado e à serviço das indústrias que lucram (e muito) com isso.

 

             Judith Wylie-Rosett

 

"Nós realmente não sabemos tanto sobre a Obesidade quanto pensamos que sabemos. Uma considerável proporção de pessoas obesas ou com sobrepeso são metabolicamente saudáveis, enquanto outra proporção de pessoas com peso normal apresentam diversos distúrbios cardiometabólicos. Nosso estudo mostra que você pode ser saudável mesmo sendo obeso." (Judith Wylie-Rosett, Professora do Departamento de Epidemiologia e Saúde Pública e de Pesquisas Nutricionais da Universidade Albert Einstein de Nova York)

 

 

Dr Eduardo Adnet

Médico Psiquiatra e Nutrólogo

Home

"Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento." Provérbios 2:6

Copyright © 2015 - Eduardo Adnet